Quase quase a chegar o Natal e claro, muitos docinhos.

Antes de mais, esta é uma altura muito gulosa sim, o que pode gerar muita ansiedade e frustração junto daqueles que gostam de ter uma alimentação mais saudável, cuidada ou que por alguma razão, estão em restrição calórica.  Por saber que é uma altura que pode  ser de certa forma angustiante no que toca às tentações gastronómicas – falo também por experiência própria-, sinto que devo manifestar a minha opinião:  Como sabes, não apoio extremismos e defendo que ser saudável é sermos equilibrados, p que permite claro, umas calorias a mais neste mês cheio de receitas apetitosas, que também nos aquecem o coração. Contudo, um truque para evitar demasiados excessos – no meu caso para evitar comer mais do que cinco fatias douradas ehehe- é termos também opções mais saudáveis na mesa.

Já há muito tempo que não fazia um #nacozinhacom, mas quando conheci a Margarida, soube logo que tinha de a convidar para vir ao Terra Maya. Sem dúvida que o melhor das redes sociais são as pessoas que conhecemos, com as quais nos identificamos e que se tornam nossas amigas.

Comecei a acompanhar o trabalho da querida Margarida (se não conheces vê AQUI) há algum tempo, devido aos temas -muito interessantes devo dizer-, que aborda, relacionados com a medicina e nutrição.

Médica de profissão,  a Margarida tem uma mensagem muito bonita para o mundo e procura fundamentar sempre e evitar o “senso comum “, o que é algo que adoro e que considero que falta actualmente. Falta mais consciência e isso é algo que ADMIRO muito no seu trabalho e mensagem.

Também claro,  quem a conhece sabe bem que partilha muuitas receitas deliciosas e saudáveis e é sem dúvida uma grande motivação e inspiração para uma vida mais saudável e consciente.

Obrigada linda Margarida pelo trabalho que fazes e por teres aceite o meu convite ❤.

Passando para a receita, hoje trazemos uma receita de Bolinhos de Abóbora saudáveis da Margarida,  super fáceis de confeccionar e deliciosos, perfeitos para o jantar de Natal (e não só)🌲🎅 !

 

Ingredientes:

150g puré de abóbora (150g de abóbora cozida, triturada até ficar puré)

200g de puré de tamara ( ver notas )

170g de farinha de coco

70g de manteiga de amêndoa

Preparação :

  1. Começar por juntar a manteiga de amêndoa, pure de tamara e puré de abóbora até ficar uma mistura homogénea.
  2. Numa taça, colocar as 150g de farinha de côco e devagarinho ir juntando a mistura feita previamente.
  3. Com uma espátula, ir juntando a farinha à mistura até ficar uma mistura mais seca, perfeita para fazer as pequenas bolinhas. (se virem que está muito humido podem juntar mais farinha de côco)
  4. Retirar pequenas porções de massa e fazer bolinhas com as mãos. Depois dispor num tabuleiro e levar ao frio durante 2-3h.

Opcional:

Derreter 50-60g de chocolate com um pouco de bebida vegetal e cobrir as bolinhas antes de levar ao frio. Fica delicioso 

Puré de tamara:

Demolhar 200g de tâmaras medjool em agua a ferver durante 20 minutos

Escorrer, tirar os caroços e triturar tudo numa trituradora. Dependendo da textura podem adicionar 20-30g de água para ficar com consistência de puré.

 

Bons cozinhados!

Feliz Natal para todos ❤