Chegou o Outono, finalmente,  e com ele o desejo por “comfort food”. Quando pensei em criar uma receita para esta estação maravilhosa, achei que tinha de ter três coisas: abóbora (óbvio), lowcarb (porque me pedem muito) e com sabores fortes para aquecer o nosso corpo em dias mais frios.

Falando das especiarias e ervas aromáticas,  sou daquelas pessoas que já não tem espaço na cozinha para as mesmas. ADORO e gosto principalmente de inventar e experimentar várias receitas em que só mudando as especiarias, todo o sabor se altera.

A questão é: Tens algum cuidado no que toca à escolha das tuas especiarias?

Tal como os alimentos, defendo que devemos optar sempre por opções biológicas, sem químicos.Para esta receita, conto então com a ajuda da Margão que tem uma nova novidade que eu não podia deixar de partilhar: Especiarias Bio!

Sim, sem corantes nem conservantes,  sem químicos, ogm e 100% naturais.  E neste pack encontras: Alho Moído, Caril, Ervas de Provence, Canela Moída, Pimentão Doce e Pimenta Preta Moída.

Quando vi este conjunto pensei :”omg, vou usar TODAS neste post” mas confesso que a canela ficou de fora, apesar de ser uma das minhas preferidas de sempre (coloco sempre no meu pudim de chia por exemplo).

Sem mais demoras, vou então partilhar duas receitas pensadas para um jantar tranquilo com os nossos amigos. Pensei numa entrada que não é tão saudável (mas é muuito saborosa) e um prato principal low carb, saudável e delicioso:

Para entrada: Manteiga Gourmet, com ervas Provence e alho.

Ingredientes (6 bolinhas):

  • 150 a 200g de manteiga (eu comprei manteiga bio mas podem sempre fazer num robot de cozinha)
  • Ervas Provence qb
  • Alho moído qb

Preparação:

1. Num prato, coloca as especiarias e a manteiga. Atenção que a manteiga tem de estar ao ar livre para que seja possível manusear com facilidade.

2. Começa por tirar pequenos pedaços da manteiga, para fazeres as tuas bolinhas,  e vai envolvendo com a mistura de especiarias a gosto.

3. Faz as tuas bolinhas, envolve em película aderente, e leva ao frigorífico ou congelador (caso queiras servir na hora a seguir).

4. Serve com tostas ou pão à tua escolha.

Prato principal: Caril de tofu, abóbora e banana.

Ingredientes (2 doses):

  • Uma taça média com abóbora cortada
  • 400g tofu
  • Uma taça média com bróculos cortados cozidos por 10 min.
  • Uma banana
  • Uma embalagem de leite de coco 400ml (só a parte sólida)
  • 2 c.sopa de caril bio
  • Pimentão Doce qb
  • Pimenta preta moída qb
  • Sal qb

Preparação:

1. Aquece o forno previamente a 200° C enquanto cortas todos os legumes;

2. Marina a abóbora em azeite, sal e pimenta preta moída. Leva ao forno durante 20 min;

3. Corta o tofu em pedaços pequenos e numa frigideira com um fio de azeite, frita o tofu juntamente com um pouco de pimentão doce, pimenta preta e sal;

4. Depois do tofu estar dourado, acrescenta os brócolos previamente cozidos ao de leve e envolve bem;

5. Na frigideira, acrescenta o leite de coco, o caril, pimenta preta e sal a gosto;

6. Depois da abóbora estar pronta, acrescenta à frigideira, em lume brando, juntamente com a banana cortada e envolve brevemente;

7. Serve e delicia-te.

Bons cozinhados,

Filipa