De volta à rotina e de volta aos pequenos-almoços saudáveis. Gosto muito de bowls e de batidos com fruta e legumes. Acho que é uma óptima forma de consumirmos de uma forma muito fácil, alimentos cheios de benefícios, que de outra forMa não nos apetecia ingerir logo ao pequeno almoço – que é a refeição mais importante do dia. Contudo, quando os fazemos, devemos ter em atenção os ingredientes que colocamos, se não queremos que fiquem altamente calóricos.

Passando a esta receita especifica, para além de ser super saborosa, é um verdadeiro aliado no que toca ao equilíbrio das hormonas femininas.

Já deixei de tomar a pílula e outros contraceptivos hormonais semelhantes há algum tempo. Apesar de me sentir melhor em certos aspectos, notei que as minhas hormonas não estavam muito equilibradas, desde acne a outros sintomas.

Com o stress e trabalho dos últimos meses – faculdade, livro, retiros e blog- também confesso que não tive muito tempo para me sentar e pesquisar sobre o assunto. Depois de falar com algumas amigas, em especial a Rita Parente e a Inês Pais, comecei a explorar mais o assunto, a ler e a ouvir podcasts (farei um post sobre o assunto), sobre o impacto negativo que os contraceptivos podem ter no nosso corpo – caso sirvam para “camuflar” outros sintomas, para além de servirem como método contraceptivo – e como é que o podemos equilibrar naturalmente.

A verdade é que criei uma maior conexão com o meu corpo, estou mais atenta aos sintomas e tenho pensado em como incluir na minha alimentação, alimentos que contribuem para este processo.Por isso, decidi pensar numa receita para este efeito.

Esta é  para ambos os sexos claro, mas com um toque especial para as mulheres e vou explicar porquê:

Antes de mais, a base da bowl é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Com os benefícios dos frutos vermelhos e dos espinafres, esta receita torna-se muito nutritiva, com propriedades anti-cancerígenas e anti-inflamatórias.

Já a maca, muito utilizada no Peru como planta medicinal, também é um potente ingrediente, especialmente para as mulheres. Estudos indicam que este alimento estimula o sistema endócrino, ajudando assim a manter o equilíbrio hormonal. Também, é utilizada para promover o funcionamento saudável da tiróide, libido, aliviar o síndrome pré-menstrual (PMS), e um óptimo aliado para as mulheres na menopausa.

A verdade é que, de acordo com aquilo que tenho lido, equilibrando o sistema hormonal, equilibramos muito a nossa vida.

Sem me alongar muito mais, até porque vou fazer um ou vários posts sobre este assunto, vamos à receita?

Ingredientes (para duas doses):

  • Uma chávena de frutos vermelhos congelados;
  • Uma mão cheia de espinafres;
  • Meio limão;
  • 200ml bebida vegetal à escolha (caso queiras mais liquido, acrescenta mais bebida);
  • 1 a 2c. chá de maca (compra AQUI, cupão FILIPAMALO);
  • opcional: 1c chá de extracto de baunilha / uma scoop de proteína de baunilha (utilizo proteína de ervilha vegan).
  • opcional: 1c chá de stévia ou outro adoçante natural.

Preparação:

  1. Coloca todos os ingredientes num processador de alimentos
  2. Retira, serve e coloca os toppings que desejares.

Com amor,

Filipa

 

Referências:

Meissner, H. O., Mrozikiewicz, P., Bobkiewicz-Kozlowska, T., Mscisz, A., Kedzia, B., Lowicka, A., … Barchia, I. (2006). Hormone-Balancing Effect of Pre-Gelatinized Organic Maca (Lepidium peruvianum Chacon): (I) Biochemical and Pharmacodynamic Study on Maca using Clinical Laboratory Model on Ovariectomized Rats. International Journal of Biomedical Science : IJBS2(3), 260–272.
Meissner, Henry & Kapczynski, W & Mscisz, A & Lutomski, J. (2005). Use of Gelatinized Maca (Lepidium Peruvianum) in Early Postmenopausal Women. International journal of biomedical science : IJBS. 1. 33-45.