No outro dia coloquei um post sobre suplementos naturais, que podes ler AQUI, e hoje falo-te em maior detalhe de um dos meus suplementos preferidos e que faz parte da minha rotina diária: o Ómega 3.

Desde já, devo referir, que quando falamos de suplementação é importante termos a opinião do nosso nutricionista que saberá se o mesmo, é, ou não, indicado para nós. Como tal, pedi ajuda ao meu namorado e nutricionista Pedro Gameiro – que agradeço muito – no desenvolvimento deste post, para vos passar a melhor informação possível.

Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), os ácidos gordos ómega 3, são ácidos gordos polinsaturados essenciais ao nosso organismo.

Riscos relacionados com  a deficiência em Ómega 3?

A deficiência em ómega 3 poderá aumentar o risco de doenças cardíacas, alterações neurológicas, declínio cognitivo ou dificuldade de aprendizagem.

Quais as fontes de Ómega 3?

Com o consumo diminuído de Ómega 3 que se verifica hoje em dia, é importante que saibas quais as melhores fontes. Segundo a DGS as melhores são :

  • Peixe e óleo de peixe: salmão, atum, cavala, arenque ou sardinha (de notar que este varia consoante o tipo de peixe, época do ano e local de captura);
  • Óleos Vegetais: óleo de canola, linho, linhaça, nozes;
  • Alguns Hortícolas de cor escura: espinafres, beldroegas; espinafres; alho francês; couves de folha verde escura; cogumelos; brócolos;
  • Nozes e sementes de linhaça e chia.

Relativamente à minha experiência, posso dizer que neste momento tomo o suplemento de Óleo de salmão com Ómega 3 da marca Hana.

Quais os benefícios do óleo de salmão?

Anti-inflamatório natural, o óleo de salmão fornece ácidos gordos ómega-3, EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico), compostos que contribuem para o normal funcionamento do coração. O DHA contribui ainda para a manutenção da visão e função cerebral normais.

Sobre a marca Hana,  esta é a mais recente linha de fitoterapia, que oferece uma variedade de produtos extraídos dos melhores ingredientes naturais. A gama tem 15 suplementos diferentes, que se dividem em categorias de acção distintas: digestão, energia, emagrecimento, cérebro, sistema cardiovascular e cuidados femininos, entre outros.Os preços dos suplementos variam entre os 6,99€ e os 9,99€ e esta está disponível nos supermercados Continente, Go Natural e Wells, o que acaba por ser bastante acessível e fácil de encontrar.

Espero que gostes,

Filipa e Pedro

*Nota do nutricionista:

Caso queiras optar por um suplemento alimentar, é importante que saibas que este poderá ter algumas interacções, nomeadamente com Ginkgo biloba e aspirira (alterações na coagulação). Diabéticos, crianças e grávidas deverão ter supervisão com este tipo de suplementação. Também, segundo a Food and Drug Administration, a ingestão máxima de Ómega 3 a partir de um suplemento é de 3g/dia.