O livro de receitas Vegan…para toda a gente.

Como sabes, tenho uma grande atenção perante a minha alimentação, sendo que tenho como base as frutas e vegetais. Não me considero extremista e apesar de não comer carne -continuo a comer peixe, ovos e por vezes lacticínios (por agora)- consumo um pouco de tudo. Confesso que já estive bem mais longe de uma dieta vegetariana, não só porque quando retirei a carne da minha alimentação me senti melhor, mas também devido à protecção dos animais. Contudo, ainda não é uma realidade e não há mal nenhum nisso. Cada um deve comer aquilo que funciona consigo e não é necessário rotularmos a nossa alimentação.

Decidi começar por falar do meu caso, porque poderias achar estranho, considerar este livro como um dos preferidos da minha biblioteca; mas não é.  Apesar deste ser um livro Vegan, não é apenas para pessoas Vegan e por isso é que o adoro. A nossa alimentação deve ser equilibrada e aquela ideia de «não somos vegan por isso não fazemos receitas Vegan» não faz sentido nenhum – até porque como sabes, muitas receitas presentes neste blog são vegetarianas, porque acaba por ser o que consumo mais, nas eu não sou vegetariana. O mais importante para mim é a variedade e o equilíbrio e isso abrange todo o tipo de receitas, principalmente se forem muito saborosas e saudáveis.

Posto isto, apresento-te um livro que considero obrigatório ter na nossa prateleira: Vegan para Todos da editora Zero a Oito.

Com mais de 80 receitas e escrito por duas pessoas espectaculares, a Rita e o André (autores do blog CocoonCooks), neste livro, apesar de receitas maravilhosas, também é acompanhado por fotografias incríveis, que é algo que prezo muito, principalmente quando falamos de um livro de receitas. Também todo o design foi feito pelos mesmos, o que ainda o torna mais especial. Paralelamente, também encontram mais informações sobre o veganismo (o que é, quais os nossos motivos, a causa animal e referências de livros e documentários elucidativos), dicas para cozinhar com muito sabor, lista de utensílios e descrições aprofundadas de ingredientes particulares e sugestões de menus para diversas ocasiões que o torna particularmente (sabe mais AQUI).

Uma coisa eu sei, aconselho este livro e considero que é uma inspiração, devido à criatividade no tipo de receitas e um sabor incrível (digo isto porque já provei muitas destas receitas).

Outra boa notícia é que ainda vão a tempo de ir ao lançamento, conhecer e falar com a Rita e com o André. Este vai ser dia 19 de Abril (quinta-feira), às 18:30, no Village Underground Lisboa. 

Boas leituras,

Filipa