Sem dúvida que «Cheesecake» é a minha sobremesa favorita, e já há algum tempo que a queria preparar, mas na sua versão saudável e sem o queijo creme que tanto o caracteriza. Confesso que quando era mais nova, era  muito gulosa e hoje em dia, já não tenho por hábito comer sobremesas todos os dias. Porém, todos nós gostamos de um docinho de vez em quando e se for saudável, melhor ainda. Posto isto, posso dizer que esta receita para além de nutritiva, é vegan e sem açúcar refinado.

No que toca a doces, gosto muito de preparar sobremesas raw (crua) – isto significa que não vai ao lume/forno – onde utilizo ingredientes saudáveis, nutritivos e bons para o nosso organismo. Realmente, quando aprendemos como juntar determinados ingredientes, a quantidade de receitas diferentes que conseguimos fazer com os mesmos produtos é muito variada. Adoro inventar com frutos secos, tâmaras e leite de coco…

Para esta receita, apenas precisas de um bom processador de alimentos e a preparação é relativamente rápida. De notar que o único aspecto que deves ter em atenção, é que deves demolhar os cajus, de preferência durante a noite.

Vamos a isso?

Ingredientes (para um cheesecake médio):

Base da tarte:
  • 40g aveia
  • 20g avelãs
  • 10-12 tâmaras (uso tâmaras medjool)
Recheio:
  • 200g cajus demolhados
  • 200g leite de coco (atenção que não pode ser o light e apenas é necessário a parte sólida da embalagem, utilizo este)
  • 50g agave
  • 1c.chá de extracto de baunilha
  • sumo de 3 limas
  • uma pitada de sal dos himalaias

 

Preparação:

1- Começa por preparar o recheio e é tão simples como, colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e triturar até ficar cremoso e homogéneo.

2-Guarda o recheio no frigorífico, enquanto fazes a base.

3-Para a base, o processo é igual, apenas precisas do processador e coloca no mesmo todos os ingredientes. Tritura até ficar uma massa moldável e sem pedaços grandes de avelãs ou tâmaras.

4-Numa forma, forra o fundo com papel vegetal e transfere a massa para o fundo da forma, espalhando até ficar homogéneo e com a altura que desejares.

5-Preenche a forma com o recheio, até ficar liso, e coloca no congelador durante 2/3 horas. Retira cerca de 3o min antes de servires e coloca no frigorífico.

Bons cozinhados 🙂

Filipa