Como sabes, esta semana que passou tive umas férias maravilhosas na Madeira (algo que irei partilhar contigo na próxima semana). Dessas férias, para além de ter presenciado paisagens e sítios fantásticos, uma gastronomia de crescer água na boca, também as pessoas que lá conheci, ficam no meu coração.

Hoje trago-te uma receita especial, que não é minha, mas sim da Dona Graça, uma senhora encantadora que entre todas as suas virtudes, é uma grande cozinheira.

Pois bem, se fui à Madeira, não podia deixar de provar o famoso Milho Frito e a verdade é que fiquei viciada. Por ser frito, não é a receita mais saudável de sempre e como tal, tinha de existir uma opção mais saudável e que pudesse “saciar o meu desejo”.

Também como eu, a Dona Graça tem um certo cuidado com a alimentação e mostrou-me uma forma mais saudável de fazer esta famosa receita, forma essa que vou partilhar contigo de seguida!

Ingredientes (para uma travessa grande):

-5l água

-Couve picada (uma taça média)

-1kg farinha de milho

-5 dentes de alho

-1 ramo de segurelha (podes optar por coentros/salsa)

-3 colheres de sal grosso

-3 colheres de azeite

Preparação:

1-Coloca a água e o sal ao lume

2-Quando a água estiver morna, acrescenta a farinha de milho até ferver (vai acrescentando aos poucos para não criar caroços).

3-Depois de a água ferver e da mistura estar espessa, acrescenta o alho cortado, a couve, a segurelha, o azeite e envolve bem.

4-Quando estiver tudo muito bem envolvido, baixa o lume para o mínimo, tapa a panela e vai mexendo periodicamente durante 45 minutos (esta parte necessita de alguma força, vai mexendo e cuidado para não deixares queimar).

5-Coloca numa travessa e deixa esfriar no frigorifico.

6-Quando estiver mais frio, podes comer mesmo assim, cortado aos cubos ou podes fritar com um pouco de azeite.

Prontinho e muito saboroso!

Bons cozinhados 🙂

Filipa