
É curioso que ultimamente tenho tido muitos pedidos para fazer um post sobre Yoga e fico muito feliz por demonstrarem tanto interesse nesta prática.
O Yoga é “um mundo”, com muita informação para explorar. Neste post, começo pelas bases e falo sobre o que é o Yoga e quais os seus benefícios.
O Yoga tem cerca de 5000 anos de idade, sendo uma das ciências mais antigas, originária da Índia antiga. Considerada uma disciplina espiritual, contribui para o equilíbrio entre corpo e mente, tendo como principal objetivo a auto-realização e um estado mais elevado de consciência (Samadhi). Esta, é composta por três componentes: Os Asanas (posturas), Pranayama (consciência da respiração) e a Meditação.
No Yoga, o corpo é visto como a manifestação externa da mente, e esta pode ser influenciada pela alteração da postura corporal. É um facto que as nossas posturas estão muitas vezes relacionadas com os nossos sentimentos e nesta prática procura-se que as posturas fortaleçam, purifiquem e equilibrem a nossa fisiologia ( por exemplo, sistemas endócrino, nervoso e circulatório). Dando um exemplo mais específico, as posturas invertidas, alteram o nosso fluxo sanguíneo, aumentando a disponibilidade de oxigénio e glicose no cérebro e consequentemente a produção de certos neurotransmissores, que contribuem para uma sensação de maior bem-estar.
Pranayama consiste em desenvolvermos a consciência da nossa respiração e a regulação intencional da mesma. A respiração calma e controlada relaxa o corpo, oxigena o sangue e proporciona uma diminuição do nosso stress e ansiedade.
Por fim, temos a meditação. As posições canalizam a energia, com o objetivo final de preparar o corpo para a meditação, contribuindo para uma maior conexão mente-corpo.
Apesar de estar bastante relacionada com o hinduísmo ou o budismo, o Yoga não é uma religião. Contudo, é considerada um estilo de vida, estando ligada à nossa forma de ver o mundo. Isto porque, ao inserirmos esta prática na nossa vida, vamos explorar tudo o que lhe está relacionado, influenciando-nos a todos os níveis, tornando-se parte da nossa identidade.
A verdade é que esta disciplina Indiana tem sido estudada nos últimos anos pelos países mais ocidentais e hoje em dia já existem inúmeros estudos que comprovam os benefícios relacionados com esta prática. Inclusivamente, segundo a APA (American Psychological Association), o Yoga combina flexibilidade, força, respiração profunda e meditação, tendo um impacto positivo na nossa saúde física nomeadamente, na capacidade pulmonar, frequência cardíaca e pressão arterial. Paralelamente, o impacto psicológico também é visível. Hoje em dia sabe-se que esta prática tem uma influência positiva relacionada com a depressão, diminuição do stress, ansiedade e insónia. Posto isto, atualmente, esta disciplina é considerada uma abordagem natural e disponível na promoção do bem-estar, estabilidade emocional e tratamento de problemas relacionados com a saúde mental, sendo inclusive inserida, como complemento por alguns psicólogos, em psicoterapia.
Não é por acaso que o Yoga está tão na moda e apesar de todos estes benefícios existem vários tipos de yoga, para as mais diversas personalidades. É importante desmistificar a ideia de que apenas conseguem fazer esta prática as pessoas mais magras e flexíveis. O Yoga é para todos e existem vários tipos diferentes, consoante aquilo que cada um pretende (irei fazer um post sobre isso 🙂 ).
Ainda sou uma novata neste mundo, mas posso afirmar, sem dúvida nenhuma, que esta é uma prática que tem uma influência bastante positiva no nosso corpo, mente e bem-estar e que naturalmente se torna num vício, um vício saudável.
Espero que gostes
Filipa
Quero saber mais sobre os vários tipos de ioga
Olá Ana. Muito obrigada pelo interesse, irei sem dúvida pensar nesse post. Beijinhos
Gostei muito, Filipa! Inicie o Yoga em maio de 2016, todavia tive que fazer uma pausa na prática, por falta de horário compatível, vou retomar em setembro… Como ainda sou novata também, tornou-se complicado para mim exercer a prática sozinha!
Não deixes de fazer estes posts sobre yoga, meditação, bem-estar… São muito bons!
Beijinho grande 🙂 Namastê!
Olá Daniela!
Muito obrigada pelas tuas palavras :). Pois, como te percebo… apesar de existirem bons vídeos no youtube, não é a mesma coisa. Desejo-te uma óptima prática para Setembro! Muito obrigada :). Grande beijinho <3
ola adorei. sou praticante e acho que a forma como explicou fui sucinta e muito bem feita.
vamos falando por ai.
parabens
Muito obrigada Sandra! grande beijinho
Olá Filipa. Desde já os meus parabéns pelo teu blog, do qual sou fã 🙂 Gostei muito do teu post e espero continuar a ver artigos relacionados com esta prática publicados no teu blog. Também frequento aulas de Yoga, embora ainda esteja a dar os primeiros passos e gostaria de saber se me recomendas algum livro acerca desta modalidade e que combine também aspetos de espiritualidade e bem-estar, isto é, um livro que não se encontre restrito às posturas do yoga, mas que fale sobre toda a espiritualidade que esta prática envolve.
Obrigada e um grande beijinho! =)
Olá Ana! Nem de propósito, sai amanhã um post com um livro muito bom e que recomendo. Parece que estamos em sintonia. Muitos beijinhos <3
Querida Filipa,
Estive a ler o teu post e senti escrever-te para explicar que – de acordo com o Hatha Yoga Pradipika e os Yoga Sutras de Patanjali -, os pranayamas servem também para aumentar os efeitos dos asanas, sendo recomendado fazê-lo posteriormente a (pelo menos) meia de hora de prática (asanas) para que não seja prejudicial para a saúde.
Se hoje, por exemplo, praticas asanas específicos para melhorar a tua vitalidade, o pranayama que fizeres no fim vai aumentar três vezes mais os efeitos do que fizeste 🙂
É importante referir que a prática de pranayama tem de ser bastante cuidadosa porque os seus efeitos na activação e desenvolvimento dos chakras trabalhados trazem ao de cima os seus pontos harmoniosos e desarmoniosos, ou seja, activa tudo o que temos dentro de nós 🙂
Se precisares de alguns conselhos ou informações, não hesites,
Boa prática e sucesso!
Com Amor,
Bhoga
Muito obrigada querida. Beijinhooo
Filipa,
Obrigada pelas explicações. Comecei agora a fazer Ioga e está a fazer maravilhas por mim e pelo meu bem estar. Gosto muito do site. Estive a ler os seus textos sobre diversos assuntos e adorei. Obrigada por partilhar os seus conhecimentis connosco.
Obrigada
Raquel